24 de novembro de 2013

Enquanto isso, no Reino da Dinamarca

Percebi que o último post que eu fiz sobre algo que não fosse faculdade foi em setembro! Pra você ter noção de como que foi o mês de outubro: projeto, projeto, projeto. Maaaas, apesar dos pesares e das tristezas do frio, até que deu pra conhecer novos lugares e se divertir um pouco nesse tempo. Aí vai um relatório geral!


Halloween + Tivoli
A primeira coisa que nós, intercambistas cansadas, fizemos após a entrega do projeto foi ir ao Tivoli! Sim, de novo, porque não dá pra cansar dele. :) O parque fecha depois da temporada de verão, mas abre de novo pro Halloween, de 11 a 27 de outubro, e depois pro Natal! É uma experiência completamente diferente ir lá no Halloween, com toda a decoração temática linda e um monte de monstros passeando pelo parque. Nessa época eles também tem alguns brinquedos diferentes, como o Hotel do Terror (ou algo assim) - que eu obviamente não fui, porque eu odeio monstros e sustos. Compramos o multi-ride ticket e fomos em quase todos os brinquedos! Terminamos a noite tomando Glükwein, que é um vinho quente tipo quentão, e comendo algodão doce. :9

Copenhagen não é uma cidade muito halloweenesca. Algumas casas ficam enfeitadas com abóboras e tal, mas acho que não é uma tradição muito forte. Apesar disso, na noite do dia 31 eu até vi algumas crianças fantasiadas por aqui no prédio pedindo doces. :)

Uma boa é a festa de halloween da Studenterhuset - literalmente traduzindo, a casa dos estudantes, que é um bar com várias programações legais e o lugar que a gente vai mais, porque a cerveja é mais barata. Lá tem festa a fantasia e concurso da melhor fantasia também.




M/S Museet for Søfart
Logo depois da entrega de projeto também começaram os cursos teóricos na faculdade. Vou me aprofundar mais neles em um próximo post, mas queria destacar esse museu que nós fomos visitar como caso de estudo, o Museu Marítimo da Dinamarca.

O museu, que tinha acabado de inaugurar - questão de duas semanas -, fica em Helsingør, uma cidade a norte de Copenhagen - lá também tem outras atrações, como um castelo, e dá pra ir de trem facilmente. Esse museu é projeto do escritório BIG, que talvez seja o mais famoso e "badalado" escritório de arquitetura dinamarquês do momento. Fomos lá pra ter uma visita guiada, o que acabou não acontecendo, mas o passeio foi muito bom de todo jeito.

Em geral, eu gostei do museu. Não sou nenhuma fã do BIG, sempre acho os projetos deles extravagantes demais e um tanto fora do contexto, mas nesse museu acho que eles conseguiram se adequar bem ao contexto e ao tema. A exposição em si só é interessante pra quem gosta mesmo de barcos, além de ser boa parte em dinamarquês. Os espaços são legais e eu achei o mobiliário da exposição sensacional, apesar de muita gente do meu grupo ter achado que ele acabou sendo mais importante do que a exposição. Enfim, vale a visita!





Meatpacking District
Ainda na onda de passear pós entrega de projetos nós decidimos ir ao Meatpacking District, que é uma área em Vesterbro que tem sido, desde 2000, revitalizada e se tornado "descolada". Lá tem um monte de galerias de arte, restaurantes, pubs, boates e... sex shops. Fomos ao Karriere Bar, que é um bar/boate com diversas obras de arte e de design espalhados lá dentro. Foi muito divertido e, por sermos internacionais, ganhamos um cerveja de graça. :)

Tempestade de outono
No dia 28 de outubro chegou a Copenhagen a primeira tempestade de outono do ano. Nós fomos avisados com alguns dias de antecedência, já que ela já tinha feito estragos na Inglaterra, e fomos aconselhados a ir pra casa cedo e não andar de bicicleta. Por volta das 16h, quando eu estava saindo da faculdade, a tempestade começou. Ventos absurdos faziam todas as folhas que estavam no chão voar na sua cara. Fui andando pra casa e vi muita gente desistindo de pedalar e empurrando as bicicletas, além de algumas pessoas sendo jogadas da bicicleta no chão. Cheguei em casa rápido e fiquei olhando da janela as últimas folhas do outono sendo arrancadas dos galhos pelo vento de 25 m/s. Depois do vento veio chuva e mais vento e mais chuva. Os trens ficaram parados por horas e muita gente não pode voltar pra casa.

Na manhã seguinte dava pra ver os estragos. Árvores caídas, placas arrancadas e amassadas - época de eleição, várias daquelas placas de políticos nos postes - bicicletas jogadas, mobiliário da faculdade destruído... Mas um céu lindo e quase nenhuma folha no chão. De acordo com o que eu fiquei sabendo, a tempestade fez suas vítimas, mas não sei quantos - não foram muitos. Até agora não teve outra tempestade, ainda bem.



Christianshavns Vold
Eu não sabia da existência desse parque até que, após dias de chuva, saiu o sol e eu, na minha folga mór que foi o início de novembro, resolvi sair pra ler ao ar livre. Fui andando em direção a Amager - leia-se: Amár - que fica no sul da cidade, e me deparei com um lago com patos. Fui lá dar uma olhada  e acabei descobrindo esse lugar muito bonito! Eu na verdade já tinha passado por lá algumas vezes de bicicleta, mas nunca tinha parado pra ver. Algumas porções do parque também fazem parte de Cristiania, que é a comunidade hippie e independente daqui, mas que é de acesso público.

Sentei em um banco de fiquei lendo e produzindo vitamina D. O lugar é bem silencioso, vez ou outra passando um pessoas caminhando, com um carrinho de bebê ou um cachorro ou simplesmente turistando em direção à Cristiania. Quando o sol estava se pondo, lá para tristes 16:30, e eu já estava indo embora, aconteceu algo muito interessante!

Tinha esse lago e eu parei pra tirar foto. Aí apareceu um cisne - que é o animal oficial da Dinamarca - e eu fiquei toda boba por ver um cisne tão de perto. O cisne ficou muito interessado em uma menina asiática que estava por ali e não saia de perto dela de jeito nenhum. Logo depois, chegaram mais dois, com penugem de filhote, e também ficaram perto da garota. Uns minutos mais tarde, apareceram mais três, um adulto e dois filhotes, e todos ficaram juntos, com a garota asiática! O mais engraçado foi que ela também não estava entendendo nada e quando ela tentou ir embora eles foram seguindo ela pelo lago. Tenho certeza de que ela era uma encantadora de aves.



Movember
Pra quem não sabe, novembro é o mês da luta contra o câncer de próstata. Em prol disso, há uma grande campanha de conscientização e muitos homens deixam o bigode crescer durante todo o mês: é o movember! Seguindo essa ideia, todo ano durante o mês de novembro os ônibus da cidade ganham bigodes, deixando as ruas muito mais divertidas!

Já é Natal!
Desde a metade de novembro, já é Natal em Copenhagen. :) A cidade tem ficado cada vez mais iluminada, as pessoas tem comprados seus presentes e o Tivoli, que tinha fechado depois do Halloween, já abriu novamente! As luzes de Natal também fazem da cidade um lugar mais agradável nas noites cada vez mais longas, já que tudo fica iluminado e piscando.

No Natal, as marcas de cerveja também lançam cervejas especiais, as Juleøl ou Julebryg, que tem um gosto diferente. As cervejas chegam às lojas na primeira sexta-feira de novembro, o J-Day. Tem muita festa e caminhão na rua distribuindo cervejas!

Apesar de o outono já estar acabando e já ter nevado em vários lugares da Europa, aqui ainda não veio a neve, mas essa semana a temperatura caiu cerca de cinco graus. Estou aqui torcendo para nevar, porque, afinal, tem que ter alguma coisa boa do inverno!

Nenhum comentário:

Postar um comentário